HISTÓRIA
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os trabalhadores de todo o Brasil, finalmente, conquistaram o direito de organizar-se e lutar junto aos seus sindicatos.
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Garopaba/SC – SINTRAG, foi fundado através de Assembleia Geral realizada no dia 13 de maio de 1995, sendo o Estatuto Social registrado em cartório no dia 13/06/1995.
A primeira diretoria do SINTRAG teve a seguinte composição:
PRESIDENTE: Hildegar João de Sena; SECRETÁRIA GERAL: Andréia Kravetz da Silva; DIRETOR ADMINISTRATIVO: José Teixeira; DIRETOR FINANCEIRO: Maurílio Machado; DIRETOR DE ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURA: Joaquim Manoel de Souza; DIRETOR DE ASSESSORIA JURÍDICA E FORMAÇÃO SINDICAL: Maria Paula P. Correntes; DIRETOR DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO: Mário João da Silva; DIRETOR DE DIVULGAÇÃO: Cláudio Pereira; DIRETORES SUPLENTES: Alice Lobo Corrêa, Arlindo Marques Gonçalves, Maribel de A. F. Gonçalves, Carmesita B. Pedro, Antônio Crispim, Jorge Carlos da Silva, João Batista Soares e João Silvestre da Silva; CONSELHO FISCAL: Olga Maria da Silva Abreu e Maria das Neves Nascimento; SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: Lorena Bernardo e Maria Celecina Pereira.
O sindicato foi um importante mecanismo na defesa dos direitos dos servidores, e à época de sua fundação recebeu o apoio do SINTRASEM, de Florianópolis, através do presidente interino naquele momento, o senhor Rogério Gonçalves de Castro.
Recém filiado a CUT, que também engloba a FETRAM/SC e a CONFETAN, o SINTRAG defende a independência do sindicato como um organismo insubstituível no papel de defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Confira abaixo alguns documentos históricos: